Conhecendo de A à Z: Conheça o Complexo B.

March 2, 2018

As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do nosso organismo. Atuam na transformação de energia, agem em diferentes sistemas e auxiliam nas respostas imunológicas do organismo, protegendo-o. Podem ser solúveis tanto em água quanto em gordura. Um exemplo de vitamina solúvel em água são as vitaminas do complexo B são classificadas de acordo com sua solubilidade e não pelas funções exercidas no organismo. À medida que os estudos avançavam sobre as vitaminas, ficou evidente que todo o grupo de substâncias, provenientes da mesma fonte e solúveis em água, deveria ser classificado junto à vitamina B. Assim nasceu a denominação de complexo vitamínico B. Os números que seguem as letra B (B1, B2, B6, B12) foram dados para identificação, mas a maioria delas recebeu um nome específico: tiamina (B1 ), riboflavina (B2 ), niacina (B3 ), ácido pantotênico (B5 ), piridoxina (B6 ), biotina (B7 ), ácido fólico (B9 ),cianocobalamina (B12).

 

 

 

Tiamina (B1)

Foi a primeira vitamina a ter sua estrutura química determinada. Promove o bom funcionamento do sistema nervoso e circulatório. Também previne o envelhecimento, melhora a função cerebral, combate a depressão e a fadiga.

É muito encontrado em vegetais folhosos (couve, alface, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves.

Deficiência de Vitamina B1 pode causar falta de apetite, e por consequência perda de peso, confusão mental e fraqueza muscular. Em casos mais grave pode haver comprometimento do coração.

 

Riboflavina (B2)

A riboflavina foi isolada do soro de leite em 1879. Tem como principais benefícios a prevenção de catarata, ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Pode ser encontrada no leite e seus derivados, carne e vísceras (fígado e rins), vegetais folhosos verdes (couve, brócolis, repolho e agrião), ovos e ervilhas.

 

Niacina (B3)

A niacina é um termo genérico que engloba o ácido nicotínico e a nicotinamida. Mesmo em baixa concentração, a absorção do ácido nicotínico e da nicotinamida ocorre rapidamente em toda a extensão do intestino delgado. Os principais benefícios de uma dieta rica em Niacina é a redução de triglicerídeos e colesterol. Atua também auxiliando o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

A Niacina é mais facilmente encontrada em carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate, abacate.

 

Ácido Pantotênico (B5)

Em 1933, descobriu-se uma substância essencial para o crescimento de leveduras, que foi denominada de ácido pantotênico. Um dos seus principais benefícios é o de auxiliar a produção de células vermelhas do sangue e anticorpos. Ainda tem função na prevenção da degeneração de cartilagens.

É presente em carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixes de água fria, geléia real.

 

Piridoxina (B6)

Em 1938, pesquisadores distinguiram um fator diferente da riboflavina que determinava doença de pele em ratos, identificando-o como vitamina B6. O consumo adequado de Piridoxina pode auxiliar na redução de doenças cardíacas, na manutenção do sistema nervoso central e no sistema imunológico. É encontrada em Cereais integrais, semente de girassol, soja, amendoim, feijão, aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).

 

Biotina (B7)

O papel da biotina como vitamina só foi reconhecido a partir de 1960. Auxilia no crescimento celular, auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. A vitamina B7 previne a calvície e também alivia dores musculares.

É amplamente encontrada em alimentos, porém com baixas concentrações, sendo sua maior fonte o fígado bovino. Carnes, cereais, grãos, frutas e vegetais são fontes pobres nessa vitamina.

 

Ácido Fólico (B9)

Tem como principal função promover a saúde capilar e da pele. A vitamina B9 também é importante na garantia da manutenção dos sistemas imunológico, circulatório e nervoso. Ajuda no combate do câncer de mama e de cólon.

Pode ser encontrado nas folhas verdes, fígado, carnes, peixes, cereais integrais, leguminosas, etc. O problema mais comum causado pela deficiência nutricional de Ácido Fólico é o surgimento de alguns tipos de anemias.

 

Cobalamina (B12)

A vitamina B12 está funcionalmente relacionada ao ácido fólico, age sobre os glóbulos vermelhos, células do sistema nervoso, no equilíbrio hormonal e no aspecto de beleza da pele. A fonte principal de Vitamina B12 é o fígado, mas também é muito encontrado nos rins, carnes, peixes, ovos, leite, queijo. Sua deficiência pode causar anemia e alterações neurológicas, que reduzem a qualidade de vida do indivíduo, pois são progressivas e fatais, se não houver tratamento.

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